fbpx

Caso esta seja a primeira matéria da série que você está lendo recomendo que comece pelo post anterior, que pode ser lido aqui.

Uma equipe é composta por vários profissionais [nem sempre todos na função exercida, mas esse é um assunto para um outro texto], que atuam em diversas áreas. Hoje vou abordar como priorizar a escolha desses profissionais de acordo com seu orçamento. Lembrando que, isto não é uma regra, nem tampouco uma fórmula ou guia milagroso para formar equipes. Cada job deve ser avaliado e a equipe formada tendo sempre como premissa, satisfazer a demanda do mesmo.

Vamos relembrar os profissionais mencionados no texto anterior, são eles: fotografo, modelo, maquiadores, cabeleireiros, produtores de moda/estilo, produtores executivos, equipe de criação, assistentes diversos, passadeira, equipe de limpeza, copeiros, transporte, etc.

Em um mundo ideal, cada um dos profissionais acima mencionados estaria presente, mas com minha experiência posso dizer que, na maioria das vezes a equipe estará desfalcada. Certo mesmo é que:  a equipe final contará com um fotografo e um (a) modelo. Os demais profissionais vão sendo adicionados e subtraídos de acordo com diversos fatores, mas o principal é o orçamento.

Quando o orçamento é apertado, o que fazer?

Se você trabalha com uma tabela real de custos para formular seu preço, sabe que a margem de lucro não é muito grande e muitas vezes o desconto que seu cliente pede irá consumir o valor de algum item ou profissional que poderia agilizar o processo, uma segunda modelo, um assistente, ou a praticidade de ter alguém pra manter as coisas limpas, servir a equipe e etc.. Neste caso não existe milagre se custos precisam ser cortados, para que o valor seja atendido o mercado inteiro sofre com valores cada vez menores. Já que fotografo e modelo são indispensáveis e a verba é curta os demais profissionais deverão ser escolhidos considerando a polivalência e a flexibilidade dos mesmos. Nesses casos ter profissionais que, literalmente se viram nos 30, vem a calhar. Infelizmente sobrecarregando os profissionais envolvidos

Muitas vezes o maquiador precisa manda bem no cabelo ou  vice versa, já são 2 em 1. As vezes o produtor de moda/estilo ou fotógrafo também tem os contatos e precisam resolver as questões executivas, como coordenar a equipe, agendar com os profissionais. Vantagem também para profissionais que estejam dispostos a colaborar em outras áreas, um maquiador pode ajudar a segurar um rebatedor.

Exemplos que demonstram onde ser multitarefas e multidisciplinar são qualidades que farão a diferença na hora de montar uma equipe. Quando existir dificuldade para decidir qual profissional é fundamental, leve sempre em consideração a prioridade do job.Um catálogo de roupas estilo lookbook é diferente de uma campanha, ainda que sejam as mesmas peças, para a mesma marca, um ensaio de joias ou dicas de make para um editorial exigem uma outra abordagem, estúdio e externa tem demandas diferentes, etc.. Vale a pena uma modelo ou um maquiador mais conhecidos e por isso caros? será que precisarei de dois assistentes? Para ter maior chance de acerto ao responder essas questões, sempre avalie a priori, o foco do job em questão e escolha racionalmente, pensando em resultados para seu cliente.

O importante da equipe é que, seja ela grande ou pequena, os profissionais envolvidos tenham responsabilidade, saibam quais são suas tarefas e de preferência para profissionais que estejam dispostos a resolver os problemas e não criarem mais.

Tenha sempre em mente que a equipe ideal é aquela que supre as necessidades e características de cada job, algumas vezes uma equipe pequena, por ser um job menor ou de baixo orçamento, outras vezes uma equipe mais completa por ter flexibilidade orçamentária e necessidade de produção. Cada situação vai exigir uma configuração e depende de você saber diferenciá-las.

Se você está começando não adianta ficar pensando [lamentando] se seu orçamento fosse maior ou se tal profissional estivesse envolvido. Faça de tudo para alcançar o seu melhor e tenha certeza que até mesmo em um autorretrato sem qualquer outro profissional envolvido você terá um trabalho no qual as pessoas irão se inspirar e ter como referência.

Qualquer dúvida, deixe um comentário.

Receba nossas novidades e Materiais

* indicates required
/ ( mm / dd )
Você é Fotógrafa(o)
Posso ajudar?
%d blogueiros gostam disto: