Vantagens e desvantagens de se ter um home estúdio

Vantagens e desvantagens de se ter um home estúdio

Queria falar um pouco sobre Home studio ou estúdio em casa, pois esse é um assunto que talvez interesse muita gente que está começando. Quero relatar algumas das minhas experiências e impressões que tive ao longo desses dois anos que mantenho o meu.

Uma das maiores vantagens com certeza é trabalhar em casa, mas essa pode ser também uma das maiores desvantagens e eu vou contar o porque disso e alguns outros itens que podem ser ambíguos na rotina do home estúdio.

Vou separar em tópicos colocando o que eu considero uma vantagem e uma desvantagem dentro da minha experiência pessoal.

Home estúdio

Comodidade:

Vantagens: É impagável a sensação de não precisar pegar trânsito para ir ao local de trabalho, além do que poder receber pessoas em casa é um prazer enorme.

Desvantagens: Aquela visão de que seu quarto pode estar bagunçado que seus amigos não ligam, não pode acontecer quando houver clientes na casa.  O ambiente precisa estar sempre organizado e limpo para receber seus clientes. Lembre-se que a higiene principalmente dos banheiros e cozinha pode ser a impressão definitiva que um cliente terá de você, portanto esteja sempre com a faxina em dia. Claro que na teoria todo mundo mantém a casa sempre limpa e organizada, mas sabemos que na prática as vezes a preguiça toma conta e a bagunça pode ser maior do que o esperado.

Dica: Caso algum ambiente não faça parte do espaço de trabalho, mantenha ele fechado (quando possível) ou restrito, podendo assim retirar do ambiente funcional (trabalho) coisas desnecessárias. Confesso que em algumas vezes eu tranquei o quarto com toda a bagunça da casa que iria prejudicar a minha imagem ou que atrapalhar durante as fotos.

 

Segurança:

Vantagens: Estar presente mais tempo onde seus equipamentos estão.

Desvantagens:  Levar pessoas que não conhece muito bem pra dentro de sua casa é algo muito serio, portanto esse item deve ser muito considerado quando for pensar em ter um home estúdio. Caso o ambiente familiar e trabalho possam ser separados, ou seja uma área restrita da casa para o estúdio, prefira essa opção, caso contrário sempre bom ficar atento e preservar informações sobre rotina dos moradores é sempre muito importante, mas trabalhar com parceiros de confiança é fundamental.

 Dica: Caso tenha necessidade tenha um segurança em dias de foto ou alguém de confiança pela casa para ficar de “olho”.

Economia:

Vantagens: Não precisar sustentar dois espaços. O custo de limpeza, aluguel (se houver), iptu, Água, Luz, telefonia e internet serão um só o que é muito bom.

Desvantagens: Todas as contas da casa e do estúdio estarão ligadas e o custo de vida pode ser menor por esse motivo, mas deve-se sempre estar atento para não misturar as contas da “empresa” e pessoais.

Dica: Programe a faxineira para um dia antes das fotos, já terminei a faxina com o cliente me ligando que estava chegando, isso é desesperador.

 

Horário de trabalho:

Vantagens: Poder colocar em prática alguma ideia em qualquer hora do dia ou da noite não tem preço.

Desvantagens: Diferente de um estabelecimento comercial que muitas vezes estará em uma área que não possui vizinhos (área comercial sem pessoas efetivamente morando), em um home estúdio isso não acontece e a chance de ter vizinhos de parede é de 99,9%, portanto trabalhos fora do horário comercial ou de tolerância de barulho 22h podem ser complicados e ter limitações como não poder tocar música mais alta, não poder comemorar e vibrar com fotos incríveis! Lembrando ainda que se houverem outros moradores na casa é sempre importante respeitar o direito de descanso de cada um, mas é claro que cada casa tem uma rotina e cada família segue um tipo de vida.

Dica: Sempre avise todos os moradores da casa sobre o horário das fotos.

Funcionamento da casa e rotina:

Vantagens: Estar presente com a família e amigos, além de poder trabalhar (pelo menos durante a parte burocrática e tratamento de imagens) é muito bom.

Desvatagens: Em dias de foto os demais moradores da casa precisam estar cientes de que muitas coisas não podem ser como em dias normais e que os ambientes da casa tem outras funções.

Muitas vezes a sala ou cozinha se tornam área de maquiagem (um espaço com uma mesa ou pelo menos um aparador para que o profissional de maquiagem e cabelo possa apoias suas ferramentas de trabalho e que tenha uma boa iluminação) ou espaço para montar as produções (uma arara, para pendurar os looks evitando amassados,  espaço para colocar os acessórios, sapatos e afins). Podendo transformar a sala em uma área de espera para os demais modelos ou acompanhantes. A cozinha não pode ter alguém fazendo comida, ou comendo isso pode quebrar o clima do ensaio. Claro que não é regra, mas algo a se pensar.

O que considero mais importante é um respeitar o espaço dos modelos. Ter um local para que tenham privacidade para se trocar é imprescindível, além do mais  não ter plateia ou pessoas fora do círculo de confiança dos mesmos também é regra. Caso seja um famoso, sempre converse antes com a pessoa e peça autorização para introduzir alguém de fora para uma foto ou autógrafo.

Dica: A dica sobre o horário de funcionamento  também é válida aqui além de que é importante se programar para que os demais moradores da casa possam ter uma rotina simplificada.

 

Acessórios e ferramentas: 

Vantagens: Ter acesso a mais acessórios e ferramentas em possíveis necessidades (gambiarras) cadeiras, pufs, banquetas e tudo que puder e servir para fotografar além de poder fotografar em outros ambientes com mais privacidade.

Desvantagens: Muitas vezes as coisas que temos em casa não são as mais bonitas/adequadas para fotografar.

Dica: Tenha bom gosto na decoração. rs

 

Atualmente considero ter um espaço novo, mas ainda não estou pronto $$ para isso.

No geral são essas as principais características de se ter um home studio na minha opinião. Não quero que se desanimem ao ver descrições maiores com relação as desvantagens. Descreve-las de forma mais específica foi a forma de tentar mostrar as possíveis situações problemáticas para que avaliem de forma racional, lembrem-se de que muitas vezes nem notamos as vantagens, pois só lembramos de algo quando da problema não é mesmo?! Vale salientar que cada um tem a sua própria experiência, podendo ser parecida ou completamente diferente da minha.

Todos podem ajudar deixando nos comentários sugestões para que esse post seja melhorado e relatos sobre situações em suas próprias rotinas.

Grande Abraço,

Paulo Lima

6 comments

Ericson, muito obrigado por compartilhar sua opinião sobre o assunto. É sempre importante para nosso crescimento saber como os amigos fotógrafos também pensam sobre os assuntos propostos.
Grande Abraço,

Paulo

Uma questão que me veio ao ler o seu post é: “Entrega das fotos”. Existe muitas pessoas”sem noção” supomos que um cliente chegue em sua residência para buscar o produto (ele não apareceu no dia e horário combinado) em dias e/ou horários inadequados??? Ou simplesmente tem aquele cliente que se acha no direito de buscar/cobrar no dia e hora que ele(a) preferir???? Seja antes ou depois do prazo ou datas acordadas. Como lidar com esse tipo de situação???? Alguma dica?????? Parabéns pelo post!!!!!!!

Andressa, Bom Dia.
Esse tipo de situação realmente deve ser constrangedora e inoportuna. Eu n]ão passei por isso ainda, mas acredito que uma boa conversa durante o trabalho possa ajudar a impor limites. O ideal é deixar claro que existem horários de trabalho e também de atendimento para não dar margem para esse tipo de pessoa inconveniente.

Grande Abraço,

Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: