fbpx

A equipe ideal – Parte I – Conhecendo os profissionais envolvidos

A equipe ideal – Parte I – Conhecendo os profissionais envolvidos

Muitas vezes quando vemos um trabalho fotográfico muito bem feito, geralmente a primeira coisa que pensamos e que nos faz vislumbrar é o fotografo, mas em 80%(não é um dado estatístico comprovado) das vezes nos esquecemos, que esse ser mítico, chamado fotografo, não está sozinho. Existe uma equipe de profissionais que está Ralando em função do resultado de seu trabalho. Equipe que em muitos casos fica fora dos créditos e infelizmente do conhecimento do grande público.

Esses profissionais vão desde a atuação direta no ensaio, até mesmo participações aparentemente não tão importantes.

Em um ensaio podemos ter uma equipe resumida a fotógrafo e modelo, assim como uma equipe mais completa com fotografo, modelo, maquiadores, cabeleireiros, produtores de moda/estilo, produtores executivos, equipe de criação, assistentes diversos, equipe de limpeza, copeiros, etc.. A maioria das vezes em jobs de pequeno e médio portes essa equipe não estará tão completa, fazendo com que os envolvidos acumulem funções, e/ou precisem fazer coisas que não estão acostumados, podendo prejudicar o resultado.

Como eu disse com o título a minha intenção é de deixar uma leve ideia de como funciona e quem são os profissionais envolvidos em um ensaio. Vamos começar especificando o que cada profissional será responsável.

Especificando o que cada profissional faz normalmente.


Modelo
– Diferente do que muita gente pensa, de que vida de modelo é mil maravilhas, nós que convivemos com esses profissionais, sabemos que é bem diferente disso. O modelo tem a responsabilidade de ser um ator, porém diferentemente do ator na, maioria dos casos ele não irá usar palavras. Fora isso, existem uma serie de questões de estética e peso que o mercado exige. Lembrando que Existem diversos perfis de modelos, não só as magérrimas(mãos, pés, kids, teens, plus size, passarela, etc.).


Maquiador
– Como o nome já da a entender, ele é responsável por fazer a mágica do photoshop, mas de maneira analógica. Transformando rostos em obras de arte e poupando ao fotografo muito trabalho, ou não. Muitas vezes esse profissional também sabe se virar com cabelo.


Cabeleireiro
– Novamente é fácil de deduzir e assim como o maquiador ele as vezes também cuida do make.


Produtor de Moda/Estilo
– Esse profissional é responsável por juntar uma peça daqui, outra dali, escolher uns acessórios e fazer o look ficar fantástico.


Produtor Executivo
– Esse profissional é responsável pela execução do trabalho, entre contatar fornecedores, locações, acertar os cachês de cada um. Viabilizar as agendas e horários de todos.


Assistentes
– Estão presentes para auxiliar em cada uma das áreas apresentadas, montando, preparando e ajudando a transportar coisas. Facilitando para cada profissional se preocupar efetivamente com sua função.


Equipe de Criação
– Dentro dessa categoria podem estar os designers, diretores de arte, assistentes de criação, ou seja, em casos de campanhas, eles serão os responsáveis pela conceituação, direção de cena e aprovação do material produzido. Levando esse material para pós produção em agências, estúdios de design, etc..


Fotografo
– É meio óbvio, mas vamos lá. Ele é responsável pela captura da imagem, composição de cena, enquadramento, assim como por dominar técnicas de iluminação e direção de modelo.Na ausência dos profissionais acima, geralmente ele tem que se virar nos 30 e resolver as pendências.


Indiretamente Existem outros profissionais envolvidos que são importantes também.

Passadeira – Alguém para passar/alisar os looks antes de serem fotografados, pois na maioria das vezes essas peças ficam muito tempo em malas, pacotes ou outro meio de transporte e armazenamento. Imagina fotografar uma campanha da Chanel e o vestido estar todo amassado.


Equipe de limpeza
– Muitas vezes o ambiente a ser realizado o ensaio precisa de uma limpeza e ainda o próprio trafego da equipe no local gera sujeira, que necessitará ser removida.


Copeira
– Hoje em dia a maioria das produções trabalham com materiais descartáveis, garrafas de água, suco, petiscos, lanches, refeições, etc.. Um ensaio com duração de muitas horas deve ter algo para manter a pressão da equipe saudável. E essa louça precisará ser limpa, quando houver.

Transporte – Fácil de deduzir. Responsável pelo deslocamento da equipe, ou parte dela. Em editoriais, ele está presente, pois assim a equipe se desloca junta e pode durante o trajeto acertar alguns detalhes, e todos chegam juntos ao destino, evitando complicações.

Nessa primeira parte da matéria, minha ideia era dar um panorama de uma equipe em um mundo perfeito. Sei que a maioria dos casos não teremos orçamento para contratar essa equipe para um ensaio, inclusive em campanhas de médio porte.
No próximo texto vou falar sobre as variações dentro de uma equipe e como priorizar, quais profissionais contratar quando o orçamento é apertado.

Tenham uma ótima semana.

To be continued…

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: