fbpx /*pinterest*/

5 DICAS PARA RETRATOS CORPORATIVOS

Reproduzir vídeo

Fala sonhadores e sonhadoras, tudo bem com vocês? 

Quero trazer algumas dicas de Retratos Corporativos, também chamados de Retratos Profissionais.

Este texto vale para profissionais que buscam melhorar sua imagem, assim como para fotógrafos que querem melhorar o repertório de um ensaio para seus clientes.

Os retratos corporativos são muito importantes para todos os tipos de profissionais, até mesmo para aqueles que não possuem contas em redes sociais. Sim, existem pessoas que não tem contas em redes sociais e muitas vezes elas estão empregadas em cargos importantes de direção ou gestão de empresas. Elas muitas vezes publicam matérias, dão entrevistas, apresentam palestras dentre outras atividades que necessitam de fotos. Sendo assim ficou bem claro que todo mundo que trabalha e pensa em sua carreira de forma séria, precisa de um bom retrato corporativo.

Quero trazer hoje 5 dicas que fogem da foto clássica da pessoa em pé, de braços cruzados com as mãos perfeitamente posicionadas e expressão simpática. Se fizer uma busca neste momento sobre retrato corporativo vai ver centenas de fotos exatamente com essa descrição.

A minha proposta de hoje tem muito a ver com a forma como trabalho, que é fazer ensaios com perfil individualizado, ou seja fotografar pensando no objetivo daquela pessoa. Tentar transmitir uma apresentação mais próxima do real ou da imagem que a pessoa quer projetar de si mesma para os outros.

Vamos então começar com uma quebra de paradigmas:

1: Você é muito mais do que sua profissão 

O que eu quero dizer com isso é que durante uma sessão você não precisa ser literal em todas as fotos. Aproveite para produzir fotos bonitas e que te representem além de sua profissão. Só pra ficar claro o que eu estou dizendo é que médicos não precisam aparecer em todas as fotos com jaleco. O mesmo vale para fotógrafos aparecerem com a câmera #ficadica.

Você está com um profissional que pode fazer boas fotos suas, aproveite! 

2: Lembre de produzir imagens para algumas comemorações

Quando for escolher um pacote de fotos com um fotógrafo, se possível pense em algumas fotos extras para ilustrar posts e comemorações.

Minha dica é sempre produzir algumas imagens divertidas, sorrisos que ilustrem conquistas, fotos com espaço para inclusão de textos ou outros materiais gráficos, as vezes um post reflexivo e etc..

3: Escolha looks que te representam e dê preferencia para peças atemporais

A escolha dos looks é fundamental para garantir boas fotos. Pense nas cores, cortes, caimento e tamanho correto das peças.
Dê preferência para peças que pode ser usadas sem risco de estarem fora de moda ou contexto. Ternos e blazers com corte legal, camisas lisas são mais garantidas, assim como  a escolha das cores é muito importante.
Se for preciso e possível compre algo novo, com essas características, em meus ensaios estou acostumado a cortar etiquetas de camisetas e camisas para alguns clientes que estavam sem essas peças e precisaram renovar.
As frases: “Básico é clássico” e “menos é mais” podem ajudar nessa hora.

4: Não precisa olhar pra câmera em todas as fotos

Quando estamos trabalhando dificilmente mudamos o olhar, mantemos nosso ponto de atenção e focamos em nossas atividades. Faça fotos pensando nisso. Ilustrando sua atividade, você em ação ou pelo menos simulando a ação em alguns caso.

5: mantenha o foco na mensagem que quer transmitir

Muitas vezes as pessoas me procuram para fazer imagens corporativas por obrigação ou imposição da empresa, outras vezes por vontade de mudar. Independente do motivo essas imagens estão diretamente ligadas a uma força incontestável: Valorização individual, seja ela pessoal ou profissional! Quando uma empresa me procura para fotografar seus produtos ela quer mostrar sempre o melhor. Pessoas precisam de fotos profissionais da mesma forma!

A sua imagem será sua primeira apresentação, e na maioria das vezes em um mundo digital as pessoas já te viram por sua foto de perfil antes mesmo de te conhecerem pessoalmente.

Por isso o foco de seus retratos corporativos deve ser sempre na mensagem que quer transmitir!

Se você precisa renovar suas imagens profissionais e se destacar em seu  nicho de atuação, nós produzimos imagens para pessoas que se valorizam e buscam construir autoridade no mercado.

Link: Retratos Corporativos

Se você trabalha com fotografia e quer melhorar sua técnica de iluminação em estúdio, temos um workshop de fotografia que irá te ajudar.

Link: Workshop de fotografia

Muito Obrigado,

Paulo Lima

Receba nossas novidades e Materiais

* indicates required
/ ( mm / dd )
Você é Fotógrafa(o)
%d blogueiros gostam disto: