Lookbook - Fotografia de moda
Lookbook para lojas de roupas!
Fala sonhadores e sonhadoras, tudo bem com vocês?
Hoje quero falar sobre um assunto que gosto muito e sei que vocês também gostam: fotografia de moda.
A fotografia de moda pode ser dividida ou sub dividida em 6 categorias, são elas: campanhas, editoriais, lookbooks, lifestyle, passarela e books para modelos.
Vamos falar exclusivamente sobre Lookbooks.
A definição a respeito dos lookbooks foi sendo modificada ao longo do tempo. Esse termo foi criado para chamar as fotos de prova ou testes de looks que uma modelo usaria em um determinado desfile, mas hoje em dia é muito mais do que isso. Com o passar do tempo a evolução das tecnologias e a demanda por produções mais rápidas de conteúdo, as fotos que eram apenas testes começaram a ser aprimoradas e divulgadas para realmente apresentar as roupas de uma marca. Lookbook é provavelmente a maior parcela em volume de produção de fotos para lojas de roupas.
Atualmente vemos que os lookbooks tem uma demanda cada vez maior e com mais espaço na mídia a tendência é que continuem por muito tempo, ou será que os vídeobooks irão tomar esse espaço? Mas esse é um assunto para um outro dia.
Os lookbooks podem ser tanto impressos em catálogos como digitais e isso abre espaço para muita demanda de trabalho e profissionais.
Sobre os lookbooks podemos deixar algumas dicas para ter fotografias boas e resultados.
1: use um plano de fundo limpo
O foco das fotografias deve ser as peças e isso e por isso o conselho é manter o fundo limpo/simples. Mas quando digo simples, não significa que deva ser sempre branco ou cinza. As cores comunicam e podem dar destaque para suas peças. Use e abuse da teoria das cores para produzir suas fotos e conduzir o seu cliente para a coleção e passar a mensagem que deseja.
O fundo fotográfico não precisa ser sempre com cara de estúdio e fundo infinito, podendo ser feito em uma combinação de chão e parede.
2: Imagens de alta qualidade e aparência profissional
Ainda que não tenha muitos recursos para a produção das suas fotos, lembre-se sempre de produzir imagens com qualidade e aparência profissional.
Encontre um lugar que consiga evidenciar as peças e faça o seu melhor. Para isso o fator mais importante vai ser a luz que utilizar.
3: frente, verso e detalhe
Existem diversas opções de ângulos para fotografar um look. As três mais comuns são: frente, verso e detalhe. Com essas três fotos é possível entender uma peça e também direcionar o andamento de um lookbook.
O importante é identificar quais são os detalhes importantes de cada peça para conseguir transmitir para seus clientes.
4: lookbook + campanha = Lookpanha
Para promover os looks e também economizar na produção, algumas marcas contratam um lookbook, mas com expectativa de ter uma campanha. Calma! Sei que o melhor era ter percebido isso antes para poder gerenciar as expectativas, mas agora já era. Então pode trabalhar de forma profissional e ainda assim entregar um lookbook, só que com um pouco mais de elementos. Reparem que as fotos continuam de pensando nas roupas, no entanto agora adicionamos cenografia e um pouco mais de atitude. Esse termo (lookpanha) não existe na teoria, mas na prática ele é bem comum. RS
OBS: Cuidado pra não fazer um cenário que tire a atenção do foco: Apresentar as peças!
5: faça fotos atrativas para o público certo
Não se engane, a principal função do lookbook é vender roupas!
O conceito é fazer fotografias que mostrem as roupas, caimento, tecido, cores e estampas, no entanto podemos aproveitar e também inspirar e cativar os consumidores com fotos interessantes e bonitas.
Tenha sempre em mente que conhecer o público alvo de seus clientes é fundamental para alcançar esse objetivo.
Sempre pergunte qual é o tipo de persona que eles querem alcançar e foque nela!
Espero que com essas dicas vocês possa melhorar o o direcionamento de seu trabalho e expandir seu negócio!
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Muito Obrigado,
Paulo Lima