Lista de materiais necessários: 1 câmera; 2 Lâmpadas; 1 pedaço de tecido ou papel preto, ou qualquer outro material fosco desde que seja escuro; 1 pedaço de gelatina/acetato ou celofane azul; 1 Cobaia;Como eu disse a câmera poderá ser qualquer uma que você tiver a mão, a única exigência é que você consiga acertar o balanço de brancos para luz incandescente / Tungstênio ou customizado para 2700k. Vamos utilizar duas lâmpadas fluorescentes de 23W ou 30W preferencialmente, sendo uma delas com temperatura de cor quente(amarela) 2700k e a outra com temperatura de cor fria(azul/branca)6400k, mas poderia ser uma Fluorescente de 6400k(fria) e outra comum 100W. Se você não sabe como diferenciar as duas lâmpadas pela temperatura de cor, no verso da embalagem ou no soquete geralmente vem essa informação. Se ainda assim não estiver certo de qual lâmpadas adquirir, melhor pedir ajuda a um vendedor e solicitar essa informação. Se você precisar comprar as lâmpadas elas custam entre R$8,00 a $20,00 variando entre marcas, modelos e a loja onde vai adquirir. Uma folha de acetato azul, ou gelatina azul. PS-Pode ser um celofane, mas ele não poderá ficar muito tempo próximo a lâmpada, pois não resiste muito ao calor e existe a possibilidade dele derreter e causar um acidente ou fazer sujeira. Para o fundo escuro pode usar feltro, manta de malha, cobertor, cartolina, color plus ou novamente qualquer coisa que possa ser pendurado ou colado em uma parede. Basicamente é isso. Caso não tenha tripés de iluminação, você poderá utilizar como suporte para as lâmpadas duas luminárias, prender na parede, pendurar com linha, usar uma beliche, pedir pra alguém segurar ou qualquer outra forma de apoiar as lâmpadas. Para a foto acontecer é bastante simples. Lâmpada quente 2700k do lado esquerdo 30cm acima do nívem dos olhos e a 45º do modelo e Lâmpada fria 6400k do lado direito 90º do modelo. Vamos falar de Balanço de Brancos / White Balance Para essa proposta eu vou apresentar o que aconteceria em 3 ocasiões. A medição de balanço de branco está em uma escala de Graus Kelvin, se quiser conhecer mais sobre o assunto existem muitos materiais na internet falando sobre isso. A Primeira: Balanço de Branco feito pela média das temperaturas, 2700k + 6400k / 2 = 4600k. OBS – Se a sua câmera não tem balanço de brancos por Graus, a que mais se aproxima é a luz fluorescente com 4000k. Segunda situação: seria com o Balanço de Branco para luz de recorte (fria) 6400k. OBS – Se a sua câmera não tem balanço de brancos por Graus, a que mais se aproxima é a nublado, Shady ou flash ambos com 6000k. A Terceira é o Balanço de branco correto para a Luz Principal (quente) 2700k. OBS – Se a sua câmera não tem balanço de brancos por Graus, a que mais se aproxima é a luz incandescente ou tungstênio com 3200k. O set montado é simples e pode ser feita sem muita frescura ou equipamento profissional. O interessante é que a luz principal ou key light como alguns preferem chamar, que no nosso caso é a luz quente 2700k possa ser vista nos olhos do modelo. Se ela estiver muito alta ela não aparecerá nos olhos, portanto é interessante estar atento a esse detalhe. A distância entre a Luz principal e o modelo pode variar de acordo com a potência que ela possuir em Watts, poderá se distanciar ou aproximar.
O Flash não foi disparado, foi usado apenas com a luz piloto/modelagem (fluorescente de 2700k) como luz principal. A gelatina azul ou Celofane foi usada para aumentar ainda mais a tonalidade azul da luz de recorte, lado direito da imagem.Abaixo faço uma comparação do resultado obtido na câmera x referência: Abaixo faço uma comparação do resultado obtido com pós-produção da imagem anterior x referência: Imagem final com pós produção: Considerações finais: As duas imagens não estão idênticas, muitos fatores influenciam isso, cor da pele, tipo de iluminação, tipo de filtro azul (acetato, celofane), mas por ter um custo de R$0,00 (usando lâmpadas de casa) ou perto de R$30,00 (comprando tudo de produção), considero um resultado muito bom. Para o tratamento / pós-produção gostaria de fazer um vídeo, mas ainda não estou familiarizado com ferramentas de captura de tela, mas segue o que foi feito: Aumento de contraste; Realce dos olhos; Limpeza de pele; Ajuste de tonalidade; Nitidez de saída; Foi útil, gostou, não gostou, deixe seu comentário, me fala o que achou. Não esqueçam de curtir, compartilhar, mostrar pros amigos. Grande Abraço a todos, Paulo Lima