fbpx

5 POSES indispensáveis PARA RETRATOS CORPORATIVOS

Reproduzir vídeo

Fala sonhadores e sonhadoras, tudo bem com vocês? 

Quero trazer algumas dicas de poses para Retratos Corporativos, também chamados de Retratos Profissionais ou Retratos Empresariais.

Estas dicas valem para profissionais que buscam melhorar sua própria imagem e também para quem faz as fotografias e quer melhorar a direção de poses para seus clientes.

Saiba que os retratos corporativos são muito importantes para todos os tipos de profissionais independente se estão em cargos importantes ou em início de carreira. Acredito que se estiver em início de carreira e souber usar bem sua imagem empresarial poderá acelerar o trajeto profissional. Hoje ter uma da comunicação e marca pessoal consolidada é tão importante quanto ser competente no que faz.

Pensar e entender as poses para retratos corporativos é tão importante quanto pensar na luz que usará para fazer a foto! Por isso quero trazer 5 dicas de poses indispensáveis para retratos corporativos. As dicas valem tanto para homens como para mulheres, pois quero te ajudar a ter imagens muito boas para seus perfis profissionais (linkedin). 

A comunicação correta é a chave e ela só acontece quando trabalhamos as Poses, Expressões, Roupas, Ambientação e Luz. Hoje falaremos sobre as poses para fotos empresariais de sucesso.

Vamos as poses para retratos corporativos!

 

1: use elementos de apoio – poses para retratos corporativos

Quando começamos uma sessão normalmente temos um pouco de vergonha ou simplesmente falta de conexão entre fotógrafo e modelo. Quando isso acontece o ideal é desviar o foco de tensão e criar um ambiente seguro. O jeito mais simples é tornar o ambiente amigável ou conhecido para seus clientes. Uma forma de fazer isso é usar elementos que lhes seja familiar para servirem de apoio. O simples fato de ter uma atividade conhecida ou poder apoiar os braços e mãos vai mudar a atenção (tensão) do ensaio e te ajudar muito a esquecer a timidez e desconforto inicial. 

Sempre uso elementos que são cotidianos na vida profissional de quem estou fotografando e com isso deixo a sessão mais leve, pois estão em suas zonas de conforto. Criamos um ambiente seguro para quem está fazendo fotos corporativas.

Lembrando que esse é o começo da sessão e precisamos estabelecer uma relação de confiança e ao longo do ensaio poderemos propor desafios maiores a medida que a conexão é estabelecida.

 

2: Braços cruzados ou auto abraço – poses para retratos corporativos

No mercado de fotografia corporativa é comum o retrato dos profissionais ser feito de braços cruzados em com uma leve torcida no tronco com relação a câmera. 
Como existe esse conceito é sempre interessante ter essa foto, mas isso não significa que precisará fazer todas as fotos dessa forma. Tenho um outra matéria que fala sobre como variar essa pose e com 5 dicas para fazer retratos corporativos.

Quando pensamos em linguagem corporal precisamos entender o contexto em que a imagem está e por isso não podemos simplesmente achar que os braços cruzados são sinais de fechamento ou de empoderamento. Para criarmos uma mensagem temos diversos recursos como ângulo de câmera, tipo de luz usada na foto e as expressões de quem está sendo fotografado juntamente com a forma em que os braços estão posicionados.

Vamos mostrar algumas variações braços cruzados. 

3: formas de sentar – poses para retratos corporativas

Existem diversas formas de se comunicar através da forma como você se senta. Tenho certeza que quando era mais jovem ouviu diversas vezes de sua mãe, pai ou avós a frase “Senta direito” ou “olha essa postura”, pois é, olhe essa postura! Afinal o que isso significa, no caso deles só queriam que se sentasse de forma correta, mas quando falamos em linguagem corporal isso pode significar muitas coisas. Desde intimidação até relaxamento (entenda-se preguiça).

Não existe um jeito “correto” de se sentar para a foto, porém quando o assunto são nossos retratos corporativos, devemos usar a nossa postura corporal para transmitir a nossa mensagem. 

4: plano close ou “headshot” – poses para retratos corporativos

Para criar conexão nada melhor do que olhar no olhos de alguém. Com essa premissa artistas sempre trabalhar os retratos de close de forma tão importante. Podemos fazer um grande delírio entre as galerias de retratos presidenciais até mesmo os “banais”¹ retratos de 3×4 para documentos obrigatórios. 

Por isso é tão importante prestar atenção ao fazer um retrato empresarial de close de uma pessoa, pois estamos literalmente entrando na intimidade dela e também expondo ao mundo seus “segredos”.

Preciso dizer também que nem sempre a pessoa precisa estar olhando diretamente para a câmera para criar uma conexão, mas nada substitui o “olho no olho”.

¹ – Uso o termo “banais”, por ser a forma de retrato mais corriqueira e que damos menos valor em nossas rotinas, todos temos e quase nunca mostramos para alguém que não precise ver. rs

5: Plano Americano – poses para retrato corporativo

O plano americano tem esse nome, por ter sido muito utilizado em filmes do velho oeste, onde a câmera precisava mostrar a expressão do ator e a tensão que havia enquanto ele sacava uma pistola. No mundo corporativo não é muito diferente, mas queremos esconder a tensão e criar uma narrativa mais interessante. 

Para o plano americano precisamos dar mais atenção ao posicionamento de braços e mãos. É muito comum vermos as mãos arrumando manga da camisa, paletó, abotoaduras de camisas, cruzadas, apoiadas no quadril ou simplesmente enfiadas nos bolsos. No entanto cada uma dessas ações transmite uma mensagem e precisamos estar sempre atentos a combinação de expressão, posicionamento de mãos e braços e postura corporal, para não transmitir a mensagem errada.

Falamos aqui sobre 5 poses para retratos corporativos que são indispensáveis para seu repertório. Elas podem ter dezenas de variações e com isso trabalhar sua imagem empresarial de forma coesa e bem direcionada aos seus objetivos. Espero ter ajudado você a melhorar suas fotos corporativas.

Se você precisa fazer retratos corporativos para seu e seu perfil empresarial no linkedin e outras redes, se quer se destacar em seu nicho de atuação, saiba que nós produzimos imagens profissionais para pessoas que valorizam sua marca pessoal e que buscam construir autoridade no mercado. Fale conosco.

Link: Retratos Corporativos

Se você trabalha com fotografia e quer melhorar sua técnica de iluminação em estúdio, temos um workshop de fotografia que irá te ajudar.

Link: Workshop de fotografia

Muito Obrigado,

Paulo Lima

Receba nossas novidades e Materiais

* indicates required
/ ( mm / dd )
Você é Fotógrafa(o)
%d blogueiros gostam disto: