fbpx

Tantos fotógrafos e tantos juizes

Tantos fotógrafos e tantos juizes

Gostaria muito que não considerem esse texto como verdade absoluta, esta é apenas a minha opinião e interpretação sobre o assunto.

Grupos fotográficos crescem mais e mais a cada dia, mas na mesma proporção se tornam verdadeiros tribunais. Como se já não bastassem os julgamentos, que muitas vezes são bastante indelicados, existe ainda a intolerância a diversidade fotográfica e repertório de cada um.

Fotógrafos se tornam verdadeiros carrascos, decretando e executando sentenças como se fossem verdades absolutas ao comentarem o material de alguns colegas. Uma triste realidade, infelizmente!

São poucos aqueles que se dispõem a escrever mais do que 10 linhas sobre o que sentem, caso discordem de algum aspecto da fotografia. Colocar seu ponto de observação de forma educada, juntamente com uma sugestão construtiva é uma verdadeira raridade nesse meio. Esse meio as pessoas quase nunca se lembram de que a sua colocação, assim como a foto feita, não são verdades absolutas. São pontos de vista que podem ser diferentes, de acordo com as experiências pessoais e profissionais de cada um.

Outra coisa que acontece com grande freqüência são os comentários desrespeitosos. Muitas vezes as fotografias são realmente fracas nos quesitos de composição, enquadramento, assunto e etc., as vezes em todos eles, mas faltar com respeito jamais deve fazer parte de um comentário. Quando me refiro ao respeito, não digo ser falso ou parabenizar trabalhos ruins, apenas ter bom senso ao comentar. Independente da qualidade do trabalho, educação é sempre bem vinda. Todos começamos em algum ponto, e o fato de não existir grupos ou internet, no passado só fez com que alguns demorassem mais para mostrar seu trabalho, mas cada um tem uma forma de tentar crescer. Alguns só mostram trabalhos que consideram bons, e assim esperam receber muitos elogios, já outros mostram todo tipo de material, confesso que algumas vezes até em exagero, mas novamente cada um tem sua forma de agir e devemos respeitar isso. Mas não cabe a mim ou a você tentar ser o dono da verdade. Quando os fóruns ou grupos possuem moderadores, cabem a eles estipularem as regras de utilização e minimizar experiências ruins dentro da comunidade, mas quando os grupos são abertos e sem regras, o respeito individual deve prevalecer sobre a qualidade fotográfica.

Em contraponto a esses comentários muitas vezes maldosos, eu percebo que as pessoas postam as fotos com uma grande expectativa. Expectativa essa de que vão ter um número de comentários enorme e de que serão apenas comentários positivos. Falsa esperança! O grande problema da expectativa é que a chance de haver decepção é muito grande. Inclusive, ainda que as fotografias sejam realmente lindas, sempre haverá a possibilidade comentários com sugestões de algo que, segundo a visão do observador, poderia ser melhorado, podendo ou não ser verdade, podendo ou não gerar realmente alguma melhora, mesmo que muitas vezes é apenas um pitaco, mas nem sempre.

Uma das grandes campeãs em postagens é a frase que acompanha a fotografia: “Aceito críticas construtivas” ou “Somente Críticas construtivas”. Acredito que muitas vezes esse conceito é mal compreendido ou completamente desconhecido, pois uma crítica construtiva nada mais é do que dizer o que está errado, acompanhado de uma sugestão para melhorar ou corrigir esse ponto mencionado. Mas ao receber uma crítica construtiva, as respostas geralmente são “esse era meu intuito” ou “eu queria isso mesmo”, não levando em consideração o comentário do colega. Nesse ponto abro um parenteses e penso: Realmente isso foi o que foi feito, mas se você pediu que criticassem, ao mínimo que se pode fazer é escutar/ler e agradecer por um novo ponto de vista sobre o que foi feito, afinal de contas se a pessoa se dispôs a comentar, ela se interessou antes de mais nada em ajudar. Ao ver esse tipo de atitude logo penso que esse é mais um caso onde a pessoa quer apenas receber elogios e acha que sua fotografia está perfeita, ou pelo menos grande chance disso. Claro que a pessoa pode realmente ter feito a fotografia da forma que fez porquê realmente quis daquela forma, mas se colocou na comunidade deve estar preparada para a negação, tanto quanto para a aceitação.

Com essas atitudes, cada vez esse ambiente tem se tornado menos proveitoso para a troca de experiências e de conhecimento entre os fotógrafos. Infelizmente perdendo o potencial que poderiam alcançar.

Resumindo a ideia principal:

  1. Se não tem nada a acrescentar, não diga nada, elogiar pode;
  2. Seja educado ao comentar;
  3. Seja educado ao receber uma crítica, seja ela construtiva ou não;
  4. Não use o grupo como se fosse sua página pessoal, postando ensaios inteiros ou um número exagerado de fotos;
  5. Ajude o outro a crescer e não o contrário;
  6. Se não gostou de algo, tente ao menos justificar ou sugerir uma forma para melhorar segundo sua opinião (crítica construtiva);

Existem diversos níveis de conhecimento e experiência entre as pessoas que frequentam os grupos, mas muitas vezes as pessoas se esquecem disso. Independente de gostos pessoais, cada um está ali para aprender e contribuir com o crescimento do outro. Isso é o  mais importante e deveria ser a motivação para haver melhora ao comentar, ou seja, ajudar e não minimizar.

Juntos podemos ser muito melhores, como pessoas e como profissionais, assim todos ganham!

Uma ótima semana à todos.Fiquem com Deus.

2 comments

Sábias palavras! Concordo plenamente com tudo que disse. Ultimamente sou bem cauteloso nas fotos que posto e nas respostas que dou sobre as criticas que recebo. Faço parte de dois grupos, um deles por ter um nível mais elevado, onde parece ter só deuses da fotografia, parei com as postagens, pois os comentários as vezes passava do ridículo, humilhação total. O que estou agora é bem mais agradável.Não tive a oportunidade de fazer um WS, um curso qualquer ou muito menos uma faculdade. Aprendi com os amigos. Que me dera poder estudar fotografia como muitos. O que me mantém motivado a continuar e acreditar no que faço, é porque sei que existe pessoas que pensam com vc, Paulo Lima. Obrigado!

Fabio, muito obrigado. Nesse meio que escolhemos como profissão, ou mesmo hobbie para alguns, jamais existira um sabe tudo, mas muitos se consideram. Então é um constante Lre dizado para todos a cada nova fotografia. Vamos avaliar os acertos, corrigir os erros e crescer. Um dando uma força para o outro, pois assim, todos ganham. Grande abraço, Paulo Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: