fbpx

Tenha somente fotos perfeitas.

Tenha somente fotos perfeitas.
Certamente você já ouviu alguém falando sobre o trabalho de algum fotografo “que fotos lindas” , “o trabalho desse fotografo é perfeito” “amo essa fotografa“, se você gostaria de ser esse fotografo(a) das citações a fórmula é simples e esse texto poderá te ajudar com isso.
Apenas por medida de esclarecimento, quando disse “perfeitas” no título, sei que não há consenso sobre o que seria perfeito na fotografia. Precisamos levar em consideração uma série de variáveis, como gosto pessoal, técnica, estilo e  etc.. Não que uma foto seja perfeita para todos, mas que ela seja perfeita dentro do contexto do seu trabalho.
Tenho uma série de fotógrafos que admiro e acompanho, na medida do possível o trabalho. Cada vez que vejo um ensaio, editorial, projeto, etc., desses profissionais eu fico ainda mais encantado e confesso que as vezes até me sinto mal com relação a evolução do meu próprio trabalho. Nessa hora de desespero [literalmente falando], eu me lembro de alguns fatores e que levo em consideração para ter um equilíbrio emocional [momento dramático] e continuar buscando a meu lugar ao sol. O Primeiro ponto que quero me ater é:
O maior erro na vida é o de ter sempre medo de errar.” Elbert Hubbard
Não tenha medo de errar. Quando você olhar um trabalho que achar fantástico, lembre-se ele já está editado. Entendo que um dos fatores que causa desânimo em um fotógrafo é olhar o seu trabalho por inteiro e se esquecer que todo trabalho tem as suas falhas, seus erros, seus momentos perfeitos perdidos e o famoso “e se…”. Edite seu trabalho com calma e quando tiver oportunidade peça pra ver trabalhos de colegas que ficaram fora da edição, ou seja, os erros.[Peça para os amigos mais próximos, geralmente as pessoas não mostram o que deu errado.] A única pessoa que provavelmente vai ver todas as suas fotos é você e com isso todos os seus erros, aprenda com eles. Seja autocrítico, mas também seja cuidadoso para não ser um chato com seu trabalho. Exija de você sempre o melhor, tolere o seus erros e corrija na próxima. Segundo ponto:
 “O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes.Albert Einstein
Digo que isso conta muito.[Que fique bem claro que aqui estou me referindo a uso de trabalho para inspiração, referência. Copiar o trabalho o trabalho de outras pessoas é plágio e isso é crime.] Quando vemos os trabalhos de outros fotógrafos, na maioria das vezes, temos acesso somente a sua obra pronta. Não conhecemos o processo de criação, não acompanhamos seu trajeto para se chegar ao resultado e não sabemos quanto material foi feito para chegar naquele resultado. Portanto não se cobre tanto e não compare seu trabalho aos outros, pois cada um tem um tempo de amadurecimento. Desenvolva projetos, faça pesquisas, use referências e se desenvolva como profissional. A evolução no trabalho será constante e visível, mesmo que não seja rápida. Terceiro ponto:
Ninguém é feliz sozinho” autor desconhecido
Quando trazemos pro contexto profissional, posso dizer que se você não tem dificuldades evoluir sozinho, converse com outros profissionais, troque informações, peça ajuda e se possível pergunte o que eles acham do seu trabalho. Se o que procura é informação de como algumas coisas funcionam, posso citar alguns textos que podem te ajudar a ter uma boa equipe[aqui] e fazer as coisas com planejamento[aqui]. Claro que há exceção em quase todas as regras. Mas as chances de acertar seguindo os passos é muito maior. Agora o verdadeiro segredo:
Fotografe muito, mas só mostre o que ficou bom.” J.R Duran
Simples assim. Pra quem não sabe esse é o conceito do termo [tooltip title=”editar”] Editar é separar dentro de um grupo de fotos, aquelas que serão usadas. Exemplo: Editei 5 fotos do ensaio realizado, agora as imagens selecionadas irão para pós produção. Se você for fazer ajustes, correções ou qualquer intervenção na imagem o termo correto é tratamento ou pós produção. [/tooltip]. Portando esse é o segredo para que você só tenha fotos perfeitas. Faça muitas fotos, mas se não ficou boa, não mostre. Avalie e descubra o que não está bom e corrija para as próximas. Saiba que para se ter um editorial de uma revista, são feitas muito mais fotos do que as 5-10 selecionadas. O processo de edição deve ser sempre muito rigoroso, para que sejam usadas somente as melhores fotos. Faça isso com seu trabalho. Pense menos em quantidade e muito mais em qualidade. Use somente as melhores fotos. Esse é o segredo para ter somente trabalhos perfeitos [pelo menos para o público]. Boas fotos! Grande Abraço, Paulo

Receba nossas novidades e Materiais

* indicates required
/ ( mm / dd )
Você é Fotógrafa(o)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: